terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Anti-depressivos : Descubra as alternativas que realmente funcionam!

Existem imensas soluções naturais com eficácia comprovada no combate à depressão e mal–estar.


A meditação
A meditação tem excelente eficácia nas pessoas que sofrem de ansiedade, stress crónico e depressão. A redução do stress baseada na plena consciência é uma técnica de cura que realmente funciona. Existe uma variante deste método , que consiste num agrupamento de exercícios de yoga e de meditação em que os pacientes estão reunidos em grupos.A actividade observada na parte esquerda do cérebro (dedicada a emoções positivas) aumenta consideravelmente nos sujeitos praticantes de meditação. Uma vez instalados, os efeitos da meditação permanecem durante algum tempo e diminuem a percentagem de reincidências da depressão.

Actividade física
Mexer o corpo é bom para o espírito. Esforço físico prolongado permite a diminuição, pelo menos provisória de angústias e problemas. O efeito é dado à produção e libertação de várias substâncias, nomeadamente endorfinas e neurotrofinas protegendo assim dos danos neuronais induzidos pelo stress.

A luminoterapia
A luz influencia o nosso humor. É conhecido o efeito da luz no nosso organismo especialmente no nosso relógio interno regulando assim os níveis de serotonina e melatonina .A luminoterapia é também indicada para aliviar outros sintomas associados ao desregulamento do nosso relógio biológico interno, como problemas no sono ou síndrome pré menstrual.Ela é muito utilizada no tratamento de depressões que ocorrem após um parto.

A cura termal
Banhos, duches, massagens , associados a sessões de relaxamento. Graças às suas propriedades sedativas, a cura termal age nos problemas de ansiedade, depressões ligeiras e médias. Melhora ainda a imunidade, os ritmos do sono, implicados no stress, permitem ainda a redução do consumo de ansiolíticos e anti depressivos. 

Acupuntura
Segundo alguns estudos , a eficácia da acupuntura é equivalente à dos anti-depressivos, sem os efeitos colaterais. 
Acupuntura, age através do equilíbrio energético no organismo.


Hipericão
É conhecido desde a antiguidade por tratar as feridas da alma. O hipericão é utilizado na Alemanha desde há 20 anos, onde é prescrito nas depressões ligeiras, transitórias e em problemas de humor.Tem a faculdade de aumentar a taxa de serotonina, que por sua vez permite regular o sono , o humor etc. Contudo esta planta tem imensas contra indicações, nomeadamente no caso de contraceptivos orais.

Os ómega-3
São um remédio natural para a depressão. Estes ácidos gordos possuem efeitos positivos no sistema nervoso central, tanto em doenças neurológicas, como doença de Alzheimer ou doenças psiquiátricas, como depressão e esquizofrenia.Os Ómega 3 fazem com que a membrana celular que reveste os neurónios tenha fluidez, eles não deixam endurecer essa membrana.

A psicoterapia
Nos casos mais leves, a psicoterapia pode ser efectiva como único tratamento e muitas vezes os sintomas desaparecem sem a necessidade do uso de anti-depressivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário